-
Arquitetos: Oficina Bravo
- Área: 600 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bruno Giliberto
-
Fabricantes: Invisible Objetos, Villalba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casona Compañía é um projeto de intervenção e renovação de um patrimônio histórico construído em 1912 pelo arquiteto A. Ríos T. no bairro Yungay, no centro de Santiago.
Em 2016, a Casona sofreu um incêndio que destruiu quase completamente o segundo andar e provocou o desabamento de parte da fachada frontal, deixando-a inabitável.
A reconversão da Casona procurou transformá-la em um espaço de criação e colaboração para abrigar Indústrias Criativas. Isto foi alcançado por meio de 2 ações complementares: a recuperação da fachada patrimonial —respeitando as entradas, recuperando a expressão arquitetônica e a técnica construtiva original— e a incorporação de uma grelha metálica no interior, que organiza os novos espaços e é também o suporte estrutural da fachada.
Internamente, essa malha é organizada a partir de um vazio central que separa os espaços de uso público —cafeteria e salas multiuso— das áreas de trabalho. Os primeiros estão localizados em direção à fachada e respeitam as alturas da casa original, enquanto os escritórios estão localizados na parte posterior da Casona. O espaço central é um volume de pé-direito triplo que fornece luz natural ao interior incorporando em uma suas faces a madeira resgatada do incêndio.